terça-feira, 24 de julho de 2007

Salvini Racing tem surpresas para o 15º Rally dos Sertões



Carlos Salvini entrega a pilotagem do caminhão Mercedes-Benz Atego 1725 ao filho Guido Salvini no Rally dos Sertões. A equipe parte em busca do segundo título da competição off-road mais importante da América Latina


Foram 14 anos de Rally dos Sertões. Até o ano passado, Carlos Salvini era o único competidor a participar de todas as edições deste evento. Tempos em que o piloto vivenciou fortes emoções, escreveu histórias de aprendizagem, coragem, determinação, superação e cooperativismo. Disputas nas quais Salvini provou todo o seu talento, e mesmo com a aproximação da idade, mas com intensa disposição e jovialidade, ele inspirou novos competidores e dava lições de pilotagem. É referência no cenário cross-country nacional, sendo um dos maiores e mais respeitados nomes que já tivemos em toda a história da modalidade.



Aos 64 anos (mais de 40 deles dedicados ao automobilismo), Carlos entregará em agosto o comando do caminhão Mercedes-Benz Atego 1725 ao filho Guido Salvini, para a disputa do 15º Rally dos Sertões. “O Guido tem feito um bom trabalho dentro de nossa equipe, nada mais justo que ele tenha uma oportunidade de apresentar seu trabalho na prova mais importante do off-road brasileiro. Nossos patrocinadores também esperam que haja uma natural substituição pela proximidade de minha aposentadoria. No entanto, isto não significa que vou parar definitivamente”, esclareceu Carlos.



O fato de Carlos deixar de correr este rali, não significa que no ano que vem ele não retornará. “De qualquer forma estarei participando como apoio e conselheiro da equipe. E depois, posso voltar a disputar em outra categoria também”, adiantou o piloto, que neste Rally dos Sertões será chefe deste time. “Minha maior dificuldade, com certeza, será frear o ímpeto do Guido e cia”, brincou.



Guido assume a responsabilidade de dar seqüência aos excelentes resultados que o pai conquistou e ao que tudo indica, não decepcionará. O jovem piloto está na briga pelo título do Campeonato Brasileiro de Rally Cross-Country e mantém a liderança disparada do certame, tendo vencido as três etapas realizadas até o momento. “Quero aprender muito com esse rali, chegar ao final e, se possível, com a vitória. Preciso adquirir experiência para competir em provas ainda maiores. Tenho planos de disputa um Dakar”, confidenciou Guido.



Para a 15ª edição do Rally dos Sertões, Guido contará com a navegação de Weidner Moreira e com todo o conhecimento mecânico e de situações fora-de-estrada do co-piloto Fernando Chwaigter. A disputa largará de Goiânia, GO, no dia 8 de agosto, e terminará em Salvador, BA, no dia 17, após percorrer 4.776 quilômetros, pernoitando nas cidades de Minaçu, (GO), Palmas (TO), Alto Parnaíba (MA), São Raimundo Nonato (PI), Barra (BA), Lençóis (BA), Senhor do Bonfim (BA) e Aracaju (SE).



As vitórias no Brasileiro de Cross-Country não trazem tranqüilidade à Guido. “São eventos diferentes. O Sertões é uma prova grande, onde as vezes, você perde para você mesmo” Quero colocar em prática tudo o que eu aprendi ao lado do meu pai, ou seja, poupar o equipamento e ser rápido ao mesmo tempo”, falou.



Sem dúvida, Guido sentirá a responsabilidade de sentar no banco do pai, que tantos quilômetros rodou no Sertões e vários títulos conquistou. “Mas eu quero escrever a minha história. A presença do meu pai no rali será muito importante para mim, pois ele me dará conselhos e me chamará a atenção quando for necessário”, encerrou.



A equipe foi campeã do Rally dos Sertões de 2003, vice-campeã em 2004 e 2005, em 2006, venceu a categoria T4.2 – destinada aos caminhões pesados – e na geral, faturaram o 3º lugar.


A Equipe Salvini Racing é patrocinada pela Mercedes-Benz, Michelin e Shell



Assessoria de Imprensa Salvini Racing

Contato: Fernanda Marques – Mtb: 36.471

(11) 8308-7141

quarta-feira, 11 de julho de 2007

F-TRUCK: Corrida em Goiânia confirmada para setembro


Equipe Roberval Motorsport empolgada para prova em Goiás

A organização da Fórmula Truck confirmou nesta terça-feira a realização da prova de Goiânia (GO) no dia 16 de setembro. O Autódromo Ayrton Senna, não recebe a categoria desde 2005 e para isso recebeu reformas principalmente no piso do traçado. A equipe Roberval Motorsport foi a única da categoria a treinar na pista nos últimos dois anos e acredita levar vantagem na corrida.

Roberval Andrade (Scania), atual líder do campeonato, espera levar vantagem na pista goiana. O paulista, assim como seu companheiro de equipe Zé Maria Reis (Scania), treinou no último mês de junho no traçado. “Ainda não venci nenhuma prova nesta temporada e espero que, além de Caruaru (PE), eu ganhe também em Goiânia. Nos treinos que realizamos na cidade, fiz tempos abaixo da pole position de 2005 e sei que vamos andar forte em Goiás e dar trabalho para os concorrentes”, explica Roberval. O piloto foi o único na categoria que subiu no pódio em todas as corridas da temporada e soma 66 pontos. Zé Maria tem 11 pontos e está na 11ª colocação da disputa.

O único goiano na competição, José Maria Reis, piloto da equipe Roberval Motorsport, foi quem mais completou voltas no circuito goiano. “Se somar todas as voltas que dei de caminhão deve dar aproximadamente 240. Sei que com isso levo vantagem sobre meus adversários e um bom resultado em casa seria fantástico”, conta Zé Maria. O piloto já conhece muito bem a pista, pois competiu durante alguns anos na Fórmula Millenium, competição estadual goiana.

A próxima competição da categoria será em Caruaru (PE) no dia 12 de agosto, após a corrida no nordeste do país o “circo” da Fórmula Truck desembarca em Goiânia (GO) para a corrida do dia 16 de setembro.



Confira a tabela do campeonato:

1) Roberval Andrade, 66 pontos;
2) Felipe Giaffone, 64 pontos;
3) Wellington Cirino, 48 pontos;
4) Leandro Totti, 36 pontos;
5) Beto Monteiro, 33 pontos;
6) Renato Martins, 32 pontos;
7) Geraldo Piquet, 31 pontos;
8) Vignaldo Fizio, 19 pontos;
9) Jonatas Borlenghi, 15 pontos;
10) Diumar Bueno, 12 pontos;
11) José Maria Reis, 11 pontos.

domingo, 1 de julho de 2007

F-TRUCK: Zé Maria chega nos pontos, mas não termina


Por uma volta o goiano não chega aos pódios


Na quarta etapa da Fórmula Truck neste domingo (01/07), em Eusébio (CE), muitos abandonos e também o calor transformou a corrida em um grande show. Com muitas ultrapassagens o goiano José Maria Reis conseguiu manter a regularidade e novamente pontuou nesta temporada.

Com diversos problemas no fim de semana, Zé Maria se manteve na zona de pontuação durante toda a prova. “As penalizações de excesso de fumaça me favoreceram neste domingo. Larguei na oitava colocação, depois de alterarem o grid, e fiz uma prova muito boa”, completou o piloto. O piloto explicou também que havia fumaça branca saindo da parte traseira de seu caminhão em quase toda a corrida.

Após o final da corrida os mecânicos verificaram que havia um vazamento de óleo diesel exatamente sobre as rodas do caminhão. “Meu caminhão não freava em quase nenhuma curva. O óleo caía nas rodas e não tinha freio de jeito nenhum”, explicou o piloto goiano. No final da corrida o piloto ocupava a quinta colocação e estava na última volta quando acabou o combustível. “O problema de vazamento acabou com todo o diesel do caminhão e fiquei de fora do grid nas últimas curvas”, explicou chateado.

O pódio seria o primeiro do piloto, mas mesmo sem completar a última volta da prova o piloto ainda marcou um ponto. Zé Maria ocupa a 11ª colocação e soma 11 pontos no campeonato. A próxima prova da temporada será na cidade de Caruaru (PE) no dia 12 de agosto.

1) Felipe Giaffone, SP (Volkswagen); 2) Wellington Cirino, PR (Mercedes-Benz); 3) Roberval Andrade, SP (Scania); 4) Diumar Bueno, PR (Volvo); 5) Pedro Muffato, PR (Scania); 6) João Maistro, PR (Volvo); 7) Vinicius Ramires, SP (Mercedes-Benz); 8) Luiz Zappellini, SP (Ford); 9) Renato Martins, SP (Volkswagen); 10) José Maria Reis, GO (Scania); 11) André Carreira, PR (Volvo); 12) Jonatas Borlenghi, SP (Volkswagen) e 13) Vignaldo Fizio, SP (Mercedes-Benz).
Não completaram a prova: Leandro Totti, PR (Ford) – 39 voltas; Fabiano Brito, PR (Volvo) – 38 vts.; Geraldo Piquet, DF (Mercedes-Benz) – 37 vts.; José Cangueiro, SP (Mercedes-Benz); Regis Boessio, RS (Ford) – 25 vts.; Fred Marinelli, SP (Iveco) – 21 vts.; Beto Monteiro, PE (Ford) – 19 vts.; Adalberto Jardim, SP (Scania) – 12 vts. e Valmir Benavides, SP (Volkswagen) – 2 voltas.

Classificação do campeonato após 4 etapas: 1) Roberval Andrade, 66 pontos; 2) Felipe Giaffone, 64 pts.; 3) Wellington Cirino, 48 pts.; 4) Leandro Totti, 36 pts.; 5) Beto Monteiro, 33 pts.; 6) Renato Martins, 32 pts.; 7) Geraldo Piquet, 31 pts.; 8) Vignaldo Fizio, 19 pts.; 9) Jonatas Borlenghi, 15 pts.; 10) Diumar Bueno, 12 pts.; 11) José Maria Reis, 11 pts.; 12) João maistro, 10 pts.; 13) Pedro Muffato e Fred Marinelli, 8 pts.; 15) Vinicius Ramires, 7 pts.; 16) José Cangueiro, 4 pts.; 17) Débora Rodrigues e Luiz Carlos Zappellini, 3 pts.; 19) Djalma Fogaça e Valmir Benavides, 2 pts.; 21) Beto Napolitano e Fabiano Brito, 1 ponto.

Campeonato de marcas: 1) Volkswagen, 116 pontos; 2) Mercedes-Benz, 105 pontos; 3) Scania, 85 pontos; 4) Ford, 74 pontos; 5) Volvo, 23 pontos e 6) Iveco, 8 pontos.