sexta-feira, 24 de abril de 2009

Rafael Martins busca vitória para recuperação na Copa Light

Piloto é patrocinado pelo Laboratório Teuto

Destaque nas pistas norte-americanas e líder isolado da Super Cadete na Granja Viana, Rafael Martins (Applebee’s/ Teuto/ Tofanello/ MZ Racing) não conseguiu bons resultados na categoria Cadete da Copa São Paulo Light de Kart, mas quer iniciar neste sábado com vitória a recuperação no campeonato.

A temporada 2009 está sendo de trabalho dobrado para o kartista paulista Rafael Martins (Applebee’s/ Teuto/ Tofanello/ MZ Racing), já que além de disputar sua segunda temporada pela categoria Cadete, o atual campeão dessa classe na Copa São Paulo de Kart Granja Viana fez sua estréia em pistas internacionais, bem como na condução dos velozes bólidos equipados com motor de dois tempos de ciclo e 125cc, participando com destaque das três primeiras etapas do Florida Winter Tour nos EUA, pela categoria Rotax MiniMax.

E o aprendizado dessa jornada internacional demonstrou-se rapidamente frutífero, posto que em paralelo às provas da classe Cadete, Rafael Martins foi um dos primeiros a aderir a uma nova categoria nacional, a Super Cadete, formada por pilotos com idade entre dez e doze anos, no comando de micromonopostos equipados com motor dois tempos Fireball de 125cc, inserida na grade de programação da Copa São Paulo de Kart Granja Viana.

No debut da categoria, realizado no dia 14/03 a vitória ficou com o representante da Applebee’s/ Teuto/ Tofanello/ MZ Racing, que chegou à segunda rodada do maior certame regional de kart do país disposto a ampliar a vantagem na tabela de pontos para Giuliano Raucci, vicelíder do certame.

Na tomada de tempos classificatórios, Martins garantiu uma das vagas na primeira fila do partidor, conquistando a segunda colocação com a marca de 54s940. Autorizada a largada, Rafael conseguiu assumir a dianteira da prova, acossado por Raucci, que partira da posição de honra. Duas voltas depois Raucci conseguiu superar Rafael Martins, que conseguiu dar o troco após mais duas passagens.

O combate era intenso, com ambos pilotos esbanjando talento e habilidade, o que catalisava as atenções do bom publico presente, que vibrava à cada manobra dos protagonistas da mais bela disputa do dia, mas Rafael Martins conseguiu conter o ímpeto do combativo concorrente até a bandeirada final, cruzando a linha de chagada na primeira colocação. Rafael Martins conseguiu o objetivo de ampliar sua vantagem na tabela de pontos do campeonato, amealhando 50 pontos validos, dez à mais que Giuliano Raucci, que segue na viceliderança do certame.

Neste sábado (25/04) Rafael Martins (Applebee’s/ Teuto/ Tofanello/ MZ Racing) estará de volta aos motores quatro tempos da categoria Cadete, que realiza no Kartódromo Aldeia da Serra sua terceira rodada da temporada 2009 da Copa São Paulo Light de Kart.

Nas ultima etapa disputada (segunda etapa em 28/03), Martins teve uma atuação impecável, que resultou na liderança da prova nas voltas finais, em um bloco compacto formado por oito karts que lutavam palmo a palmo pela vitória. Assim que aberta a ultima passagem, Rafael Martins foi ultrapassado pelo potiguar Pedro Fonseca, que beneficiado pelo "vácuo” proporcionado pelo kart do líder, conseguiu chegar com maior velocidade na tomada da veloz Curva 1, ao final da Reta dos Boxes.

Martins tentou ladear o concorrente na saída da variante, para tentar a recuperação na aproximação da curva seguinte, mas o gaúcho Matheus Leist, por seu turno, também quis aproveitar o espaço e tentar, na mesma curva, ultrapassar o piloto que defende as cores da equipe Applebee’s/ Teuto/ Tofanello/ MZ Racing. As leis da física são inexoráveis e como dois corpos não ocupam o mesmo lugar no espaço no mesmo tempo, os bólidos se tocaram no contorno da curva e Martins acabou rodando na pista e vendo esvair-se por entre os dedos a possibilidade de conquista de um grande resultado. Rafael Martins conseguiu voltar à corrida, mas para completar a prova ocupando a décima sexta colocação final.

"A posição que ocupamos no campeonato não traduz, nem de longe, o desempenho apresentado pelo Rafael nas duas primeiras etapas, pois alguns acidentes acabaram prejudicando o resultado final. Porém estamos certos que estamos competitivos, com um bom equipamento e um dos principais pilotos da categoria, pelo que temos amplas condições de melhorar em muito esse quadro e chegar ao final do campeonato em condições de lutar pelo título de campeão”, vaticinou o competente preparador Mazinho Oliveira, chefe da equipe MZ Racing e responsável pelos ajustes no kart de Rafael Martins.

Confira o resultado da Super Cadete na segunda etapa da Copa São Paulo de Kart Granja Viana:
1.- Rafael Martins (Applebee’s/ Teuto/ Tofanello/ MZ Racing), com 13 voltas em 12m22s215
2.- Giuliano Raucci, à 0s410
3.- Daniel Mattar, à 1s689
4.- Lucas Vieira, à 14s391
5.- Vitor Marlia, à 14s846
6.- Gabriel Balarin, 30s897
Pole Position: Giuliano Raucci, com 54s632
Melhor Volta: Giuliano Raucci, com 54s838

Texto e foto: Cláudio Reis

Nenhum comentário: