terça-feira, 28 de junho de 2011

TECNOLOGIA NACIONAL NA STOCK CAR

TECNOLOGIA NACIONAL NA STOCK CAR

Líder no setor, FuelTech é a fornecedora de injeções eletrônicas para a Copa Montana. Empresa gaúcha venceu concorrência contra empresas nacionais e do exterior

A empresa gaúcha FuelTech, com sede em Porto Alegre, foi escolhida para ser a fornecedora oficial das injeções eletrônicas dos carros que disputam a temporada 2011 da Copa Montana, que este ano utilizam o etanol como combustível no lugar do motor V8 carburado a gasolina. O trabalho de desenvolvimento de produto e testes envolveu 25 pessoas. Foram centenas de horas de teste e acerto em dinamômetro e pista em Interlagos (SP) e Piracicaba que resultaram no FuelTech FTsport, um modulo especifico para a categoria.

O diretor da FuelTech, Anderson Dick, relatou que a experiência de uma década em competições de automobilismo mais o fornecimento de injeções para a antiga categoria Pick-up Racing foram decisivos para a escolha da Vicar, promotora da categoria. "Outro diferencial é a eficiência e agilidade no desenvolvimento em curto prazo de da empresa em mapeamento e monitoramento dos motores", explicou.

"Foram desenvolvidas funções especificas como Push-to-pass, que libera por 15 segundos uma potencia extra, de 30 a 70 cv, dependendo da pista, para facilitar ultrapassagens. Isso só foi possível porque o motor utiliza borboleta eletrônica e a injeção FuelTech faz esse controle. Outro grande diferencial é a completíssima aquisição de dados integrada, que permite tanto a fornecedora dos motores (JL) quanto as equipes analisarem mais de 30 informações gravadas do motor. Isso permite um monitoramento e controle completo, facilitando o ajuste do carro e detecção de quaisquer problemas mecânicos, além de uma segurança para todos de que nenhuma equipe possa estar fora do regulamento", acrescentou o diretor da FuelTech.

O principal objetivo para 2011 é o de garantir a equalização perfeita dos motores, garantindo mais competitividade, além de melhorar o desempenho geral dos motores e ainda sua vida útil. "Todos estão muito satisfeitos, prova disso são que a manutenção e quebras dos motores foram drasticamente reduzidas, o funcionamento em qualquer condição está muito melhor e não existe diferença de desempenho entre os carros, prova disso é a proximidade dos tempos nas tomadas e na prova."

Pilotos e chefes de equipe aprovaram a chegada da FuelTech na categoria. "A injeção eletrônica acabou com uma das maiores dores de cabeça dos mecânicos que era a sujeira no carburador", disse Thiago Meneghel, chefe de equipe do piloto Pedro Boesel na Copa Montana. O ponto de vista é semelhante para quem está dentro do cockpit.

"A injeção eletrônica FueTech trouxe uma grande equalização para a Copa Montana, nos aproximando da Stock Car. No ano passado a cada três corridas precisávamos mexer no carburador, o que trazia muitas dúvidas para todos. O desempenho era uma incógnita, mas agora não temos mais esse problema", afirmou o piloto Galid Osman, pole position na última etapa da Montana, realizada em Campo Grande (MS).

Sobre a FuelTech

A FuelTech é uma empresa de tecnologia brasileira especializada na produção de injeções e ignições eletrônicas totalmente programáveis para gerenciamento de motores. Desde sua fundação, a FuelTech conta com uma equipe de engenheiros qualificados que trabalham para garantir a inovação continua com a mais alta tecnologia. Mais informações no site www.fueltech.com.br.




Race Comunicação
Tel: 11 28945607 / 25480720
E-mail: agenciarace@agenciarace.com.br
Site: www.racecomunicacao.com.br
Rua Vergueiro, 875 - 4°andar
Paraíso - São Paulo - SP Cep: 01504-001

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Automobilismo: Líderes do Paulista de Marcas e Pilotos se destacam no treino-livre desta sexta-feira

Cláudio Roscoe (Super) e Alexandre Souza (Light) dominaram suas classes nos dois treinos do dia


O pelotão de frente, formado por Cláudio Roscoe, Cristian Mohr, Caio Clemente e as duplas Pena/Costa e Freitas/Amaral, tem mostrado que é o bloco de pilotos de onde deve sair o campeão da classe Super da Copa Engebrás Marcas e Pilotos. Além de se destacarem na tabela de classificação, os cinco carros disputaram segundo a segundo a liderança dos treinos-livres desta sexta-feira.


Cláudio Roscoe, que lidera a classe Super com razoável folga, concorda com a formação de um pelotão de frente, mas acha que ainda não dá pra falar em favoritismo. "Esses cinco carros realmente estão andando bem e com tempos muitos próximos. Mas acho que ainda é muito cedo para falar em favoritismo. Talvez depois da quinta etapa dê pra fazer alguma projeção", opina Cláudio.

Na classe Light, destaque para a disputa entre Ricardo Sargo, primeiro colocado na classificação geral, e Alexandre Souza, terceiro colocado. Na briga de hoje, vantagem para Souza, que conseguiu anotar o melhor tempo nos dois treinos. Sargo não ficou muito atrás, marcando o segundo melhor treino tanto na parte da manhã, quanto de tarde. Lamartine Pinotti, que ocupa a segunda colocação geral na classe Light teve problemas no primeiro treino e acabou nem disputando o segundo.

Após os treinos-livres, Alexandre Souza destacou o resultado e explicou alguns ajustes no carro. "Fizemos algumas mudanças no motor e na equipe, e com isso o carro melhorou bastante. Na quarta-feira já virei bem rápido e hoje também", explica Alexandre. O terceiro colocado da classe Light também demonstrou muita confiança para o treino classificatório de amanhã. "A expectativa é a melhor possível. Se tudo der certo, vamos fazer a poli", completou.

A única classe que fugiu um pouco da lógica foi a Novatos. Os líderes não foram tão bem e deixaram os pilotos intermediários marcarem os melhores tempos. Destaque para a dupla Lopes/Gaggini que dominaram o primeiro treino e Silveira/Eleutheriou que marcaram o melhor tempo do segundo.

Amanhã acontece os treinos classificatórios que vão definir o grid de largada do Domingo e a entrada para acompanhar os treinos e a corrida é gratuita.

Confira os horários:

09h50 às 10h15 - Classes Super e Light
10h25 às 10h50 - Classe Novatos

Veja também os dez primeiros colocados de cada classe nos dois treinos desta sexta:

1º treino

Super

1. Claudio Roscoe (18)
2. Pena / Costa (535)
3. C. Mohr (03)
4. Feitas / Amaral (27)
5. Caio Clemente (20)
6. M. Jesus (33)
7. Vicente / Gustavo (89)
8. Marcelo / Piccolo (92)
A. Papazissis (16)
9. R. Lima (8)

Light

1. Alexandre Souza (71)
2. R. Sargo (81)
3. Gontijo / França (31)
4. M. Bianco (888)
5. Marcelo / Anderson (21)
6. Paiva (07)
7. S. Barbosa (90)
8. Feffer (47)
9. Nascimento (30)
10. ... (433)

Novatos

1. Lopes / Gaggini (99)
2. E. Coelho (999)
3. J. Gomes (00)
4. M Paparela (880)
5. Eliel / Eber (32)
6. Silveira / Eleutheriou (173)
7. M. Lambert (54)
8. L. Guilherme (96)
9. ... (05)
10. J. Tamake (40)

2º treino

Super

1. Claudio Roscoe (18)
2. Feitas / Amaral (27)
3. Caio Clemente (20)
4. C. Mohr (03)
5. Pena / Costa (535)
6. Marcelo / Piccolo (92)
7. Sergio / Ricardo (29)
8. M. Jesus (33)
9. R. Lima (8)
10. A. Papazissis (16)

Light

1. Alexandre Souza (71)
2. R. Sargo (81)
3. Gontijo / França (31)
4. Marcelo / Anderson (21)
5. Paiva (07)
6. S. Barbosa (90)
7. M. Bianco (888)
8. L. Alves (45)
9. J. Feffer (47)
10. P. Tchalian (12)

Novatos

1. Silveira / Eleutheriou (173)
2. J. Gomes (00)
3. Lopes / Gaggini (99)
4. Bornacina / Gandolfi (75)
5. Eliel / Eber (32)
6. M. Lambert (54)
7. E. Coelho (999)
8. R. Hernandes (55)
9. M. Paparela (880)
10. L. Guilherme (96)






Race Comunicação
Tel: 11 28945607 / 25480720
E-mail: agenciarace@agenciarace.com.br
Site: www.racecomunicacao.com.br
Rua Vergueiro, 875 - 4º andar
Paraíso - São Paulo - SP - CEP: 01504-001

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Interlagos vai ficar pequeno neste final de semana


Devido ao crescente sucesso, 4ª etapa da Copa Engebras de Marcas e Pilotos pode aumentar número de baterias de duas para quatro


No próximo domingo, 29 de maio, acontece no autódromo de Interlagos a 4ª etapa da Copa Engebras de Marcas e Pilotos. Um dia antes, no sábado (28), ocorrem os treinos classificatórios que vão determinar o maior grid de largada de uma categoria brasileira, que pode chegar a 62 carros. Devido ao grande sucesso da categoria, o número de baterias do domingo pode subir de duas para quatro.

A alteração respeitaria as determinações da segurança da Federação de Automobilismo de São Paulo (Fasp) que limita em 62 o número de carros no grid. É possível que este número seja ultrapassado no próximo final de semana - na última etapa a categoria teve a presença de 58 carros inscritos. Caso isso ocorra, a classe Novato disputará corridas exclusivas e o número de baterias subirá de duas para quatro.

O líder do Campeonato, Claudio Roscoe, acredita que a possibilidade de aumento do número de baterias é reflexo do crescimento da categoria. "Isso só mostra o grande sucesso que o campeonato está tendo. Claro que é ótimo termos muitos carros largando, é uma possibilidade que só a Marcas e Pilotos pode proporcionar, mas não podemos deixar de lado a segurança. Todos nós que fazemos parte também nos preocupamos em dar qualidade à categoria", explica o piloto mineiro.

Para quem quiser conferir o evento, no autódromo que é sede da Fórmula 1 no Brasil, a entrada é gratuita. A Copa Engebras de Marcas e Pilotos tem competidores de todo o país e conta também com uma piloto, Michelle de Jesus, de Jundiaí (SP).

Veja como ficarão os horários das baterias caso o número de carros ultrapasse a quantidade permitida pela Fasp:

Domingo (29 de maio)

09h00: Largada da 1ªbateria Novatos (11 voltas ou 30 minutos)
10h00: largada da 1ª bateria Super/Light (16 voltas ou 40 minutos)
13h00: largada da 2ª bateria Super/Light (16 voltas ou 40minutos)
14h00: largada da 2ª bateria Novatos (11 voltas ou 30 minutos)



Apoio





Race Comunicação
Tel: 11 28945607 / 25480720
E-mail: agenciarace@agenciarace.com.br
Site: www.racecomunicacao.com.br
Rua Vergueiro, 875 - 4º andar
Paraíso - São Paulo - SP - CEP: 01504-001